A Secretaria de Estado da Educação repassa recursos para as escolas pelo programa Fundo Rotativo em 10 cotas mensais para consumo, tendo como prazo final a última semana de cada mês. Em maio e também em abril deste ano, esses recursos foram antecipados.
“Anteriormente, um dos problemas era o não cumprimento das datas previstas para as liberações, o que dificultava o planejamento. O atraso causava descrédito das escolas no comércio local, pois elas dependem de aquisições de materiais de consumo e de outros itens”, afirma o coordenador geral de Apoio Financeiro à Rede Escolar, Manoel José Vicente.
Para o diretor do Colégio Estadual Monteiro Lobato, Wilson Batista Silva, em Umuarama, receber o Fundo Rotativo sem atrasos é uma vantagem para as escolas junto ao comércio regional. “Dá credibilidade, porque o fornecedor passa a ter confiança, ele sabe que se vender para você, vai chegar no dia e você vai honrar com o compromisso”, afirma.
COTA SERVIÇO - As escolas da rede estadual também recebem quatro cotas serviço do Fundo Rotativo para contratação de serviços como limpeza de caixa d’água, manutenção de laboratórios de informática, entre outros. Duas delas são repassadas a cada semestre. A segunda cota também será antecipada e estará disponível na conta das escolas estaduais na próxima terça-feira (28).
Mais de R$ 25 milhões foram repassados para as escolas este ano, através do Fundo Rotativo da Secretaria da Educação. O repasse deve chegar a R$ 60 milhões até o fim do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário