14 de jun. de 2012

Legalização fundiária de áreas de risco será foco de programa em Turvo


Legalização fundiária de áreas de risco será foco de programa em Turvo O prefeito Marcos Seguro, do município de Turvo, assinou nesta quinta-feira (14), em Guarapuava a adesão do programa estadual Família Paranaense.

A solenidade aconteceu no miniauditório da Unicentro, com a presença da  coordenadora do Programa Família Paranaense em todo o Estado, Letícia Reis, do coordenador regional Celso Góes, entre outras autoridades. Prefeitos de outros quatro municipios (Goioxim, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão e Campina do Simão também  puderam assinar a adesão ao Programa.

A secretária municipal de Assstência Social do Turvo, Noeli Seguro, e a coordenadora municipal do Programa Adelaine Ferreira de Campos, entre outros servidores da secretaria, prestigiaram o evento.

De acordo com Marcos Seguro, o Programa cumpre um dos maiores anseios dos prefeitos que é melhorar as condições de vida da população. "É muito difícil para nós prefeitos ver que o seu irmão está sofrendo sem podermos fazer muita coisa porque os recursos são limitados, mas com as ações integradas entre 17 secretarias, como propõe o programa, vamos poder avançar nessas questões," afirmou.

A urbanização e a legalização fundiária  das áreas de ocupações irregulares existentes em Turvo será a prioridade do trabalho previsto no município. "Queremos resolver o problema de cerca de 150 famílias que vivem em condições precárias, sem água tratada, sem energia elétrica, sem esgoto sanitário justamente por viverem em áreas irregulares. E essa legalização que vamos buscar focando o trabalho nesse sentido," disse Noeli Seguro.   Segundo Noeli, o trabalho integrado entre as secretarias segundo prevê o programa, já acontece em Turvo.

ENTENDA O PROGRAMA

O Família Paranaense vai garantir a proteção social da população mais carente no Paraná. A  principal característica da proposta é dar autonomia e independência às famílias atendidas que serão identificadas de acordo com  dados do Índice de Vulnerabilidade da Família, que tem como base os dados do Cadastro Único do Governo Federal.

Serão analisados requisitos como renda, situação do domicílio, trabalho infantil, situações de violência, entre outros fatores sociais. O programa Família Paranaense vai trabalhar com seis eixos principais: Assistência Social, Habitação, Educação, Saúde, Agricultura e Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.