16 de fev. de 2013

Cuidado Com os Trotes Telefônicos - Dicas


Todo mundo já está careca de saber que inúmeros trotes são passados por dia. A maioria provinda de penitenciárias onde os reclusos usam o telefone celular como arma para extorquir dinheiro das vitimas. O caso é tão sério que famílias entram em desespero e grande parte acaba cedendo aos infratores, realizado depósitos e transferências bancárias ou mesmo creditando celulares alheios.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, que tem como vítima principalmente mulheres e pessoas da terceira idade, siga as dicas abaixo toda vez que algo parecer suspeito:

  • Não disponha números particulares e de celular na internet: Assim como o e-mail pessoal, os números de celulares particulares nunca devem ser disponibilizados na internet.
  • Evite aceitar solicitações de desconhecidos em Redes Sociais: Nunca compartilhe suas informações com TODOS, compartilhe apenas o necessários com amigos e tenha um mínimo de bom senso ao adicionar desconhecidos. Não se iluda com fotos de pessoas bonitas e/ou famosas.
  • Nunca atenda números desconhecidos (chamadas não identificadas): O truque de ligar no modo anônimo é o mais usado por infratores, evite atender chamadas assim, se tiver um parente que costuma fazer esse tipo de chamada, avise que você não vai mais atender chamadas assim. Isso evita em mais de 50% dos casos de trotes.


  • Evite dizer o seu nome ou o nome de parentes: Mesmo que o infrator diga seu nome ou o nome de um parente evite se apresentar ou perguntar por alguém. Nunca dê pistas de quem realmente você é.
  • Não se apavore com gritos e barulhos no fundo: A voz no telefone costuma soar diferente, isso ajuda infratores a criar um ambiente hostil, ludibriando as pessoas fazendo que pensem ser um parente gritando ou pedindo ajuda. A maioria dessas vozes é obtida na internet e se chamam “sons FX”, esse tipo de som é o usado em filmes e programas de Radio/TV.
  • Finja de desentendido e/ou ocupado: Assim que notar que a ligação é suspeita e/ou envolve um parente em perigo finja estar ocupado, que não entendeu direito ou que a ligação está ruim. Aproveite o tempo que ganhar para informar outras pessoas próximas do acontecido ou até contatar a possível vitima. Lembre-se que mesmo tendo a possiblidade de haver um fundo de verdade na história eles não vão matar a “vitima” ou “atirar se você ligar no celular dela”, pois a intenção real do sequestro tecnicamente seria levar o seu dinheiro e pra isso eles precisam de um refém.
  • Se observar que a coisa é seria, avise a policia: A Polícia trabalha há anos com esses tipos de casos e em todas as unidades há uma equipe de inteligência designada a solucionar infrações como sequestro extorsão. Avise a mesma imediatamente e siga todas as instruções e recomendações. Nunca faça nada por si mesmo, pois você pode complicar mais ainda se a situação for real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.