
O município essencialmente agrícola, que não passava de um distrito no início da década de 1990, hoje conta com indústrias que fomentam as atividades do campo. Santa Maria era o nome do distrito administrativo de Pitanga que deu origem ao município. Na época, os moradores do distrito estavam insatisfeitos com a pouca atenção que Pitanga direcionava aos distritos. O pedido de emancipação foi votado e sequer questionado pela administração da cidade mãe.
Embora a emancipação tenha sido concedida a Santa Maria em 1990, a primeira eleição ocorreu apenas em 1993, quando Evaldo Leal, irmão do atual prefeito, Claudio Leal, assumiu a gestão municipal.
Desde que Santa Maria foi colonizada, no início do século 20, a região já era predominada pela agricultura familiar. Grande parte das famílias sobrevive de pequenas propriedades, nas quais a produção de leite, erva-mate, milho e soja são as principais atividades.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Santa Maria do Oeste tem a população estimada em 11.497 habitantes, com 87% da população católica. O PIB do município em 2010 registrou R$ 73.068.000, chegando a um valor de R$ 6.355,36 per capita. Sendo que 52% do valor do PIB é oriundo de serviços, a outra parte expressiva, 32% é proveniente da agropecuária.
A cidade ainda se destaca pelas belezas naturais e o turismo rural. Cachoeiras, rios e belas paisagens atraem turistas de toda região. O turismo religioso também é explorado com as inúmeras grutas dedicadas a santos católicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário