7 de ago. de 2013

Halitose: Por Que Temos Mau Hálito?

Halitose: Por Que Temos Mau Hálito?O Que É Halitose?
Halitose é o que é conhecido como mau hálito, ou mau cheiro vindo da boca. Este odor afeta a vida social e profissional de grande parte da população, o que se tornou um importante e crescente fator que direciona milhares de pessoas que sofrem com esse problema à consultório odontológico.

Estas pessoas podem não notar o seu mau hálito devido a uma perda de sensibilidade, já que seu sistema olfativo foi imerso em seu próprio cheiro. É, portanto, muitas vezes percebido o seu problema através de outras pessoas que notam esse odor desagradável.
Há outras pessoas que têm o que é conhecido como halitofobia, que acreditam ter mau hálito mas que na verdade não tem. Neste caso, é uma fobia psicológica que precisa de um tratamento diferente, que pode se executado por um dentista.

A halitose existia desde os tempos antigos, bem como, uma vez que existem referências nos povos da Bíblia e primitivo que buscavam soluções naturais na casca do ovo e em ervas aromático como hortelã, casca de goiaba, entre outros.
Em estatísticas recentes, foi encontrado que a halitose afeta uma grande percentagem da população, por exemplo, nos EUA sabe-se que cerca de metade da população feminina e masculina, utilizado produtos cosméticos para combater esse mal.
Este problema geralmente afeta ambos os sexos, mas é um pouco maior nos homens.

Por Que Isso Acontece?
O mau hálito é causado por um aumento na composição de substâncias do ar de escape de enxofre através do nariz e da boca.
Isto pode ser devido a diferentes causas, e pode contribuir para a boca seca por beber muito pouco fluido, falar muito, ou tomar certos medicamentos, como ansiolíticos, anti-hipertensivos e antibióticos. Eles reduzem a quantidade de saliva desempenhando um papel de limpar a superfície da língua, sendo assim mais comidas ficam presentes na boca, e aumentando assim o referido contato das superfícies entre as bactérias.
Também relacionada com dietas ricas em proteínas ou incluir substâncias odoríferas, como alho, cebola e especiarias.
Além disso, há uma clara associação com o fato da alta ingestão do café, chá, álcool, e, especialmente, com o tabaco.
Pessoas com goma ou periodontite também são afetados pelo mau odor, é porque as bactérias produzem gases desagradáveis.
Além disso, a halitose pode ocorrer em pessoas que têm infecções nos rins, pulmões, amígdalas ou são diabéticos.
Tem sido observado em relação ao tempo de menstruação das mulheres ou a presença de cáries, infecções orais, mas, fundamentalmente, o problema reside no solo sobre a superfície da língua e as pessoas com fendas neste local são mais propensos a ter má respiração, que acumulam mais resíduos e bactérias responsáveis pela produção de substâncias de enxofre que a produzem.
Deve notar-se que o odor pode ser causado pelo o nariz, a presença de corpos estranhos, infecções, etc, produzindo uma rinorreia na parte traseira da língua. Em crianças, este é um problema comum, pois o nariz e a boca são bastante interligados.

Existe Que Tipos De Halitose?
Existem dois tipos de halitose, um conhecido como patológico, que, essencialmente, é por presença de bactérias anaeróbias que produzem compostos sulfurados voláteis, e ao longo do tempo, aparecem ao acordar, tomando café, bebidas alcoólicas, refeições pesadas ou fumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.