
O palestrante do dia, Amilcar Cabral, abriu sua apresentação falando do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial – PRÓ-RURAL - o qual tem como objetivo central aumentar a competitividade dos agricultores familiares dos Territórios que envolvem a Região Central do Paraná e Vale da Ribeira. Segundo Amilcar, para o fortalecimento regional é necessário dar especial atenção à regularização fundiária. Embora a maioria dos agricultores tenha cadastro de seus estabelecimento no Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, estima-se que na área de ação do Programa haja mais de 60 mil estabelecimentos agrícolas sem os documentos legais de propriedade da terra, escritura pública e registro em cartórios.
Segundo Marcos Seguro, este programa vem de encontro a uma situação que se arrasta na maioria dos pequenos municípios do Brasil e que agora com esta iniciativa do Território juntamente com as esferas governamentais. “Quero ressaltar o apoio do Governador Beto Richa, que está priorizando áreas e setores que alavancam o desenvolvimento do Estado e dos municípios, uma vez que se a propriedade é regular, o nosso agricultor pode acessar linhas de crédito e assim melhorar sua propriedade e dar maiores condições e melhorar a qualidade de vida de sua família. Ë um sonho que agora passa a ser realidade para todos nós turvenses”, enfatizou Seguro.
O evento contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, na sua totalidade pequenos agricultores do município de Turvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário