26 de set. de 2012

Promotoria lança Movimento Paraná Sem Corrupção em Pitanga


Na quinta-feira, 20 de setembro, a Promotoria de Justiça da Comarca de Pitanga lançou, na Câmara de Vereadores, o Movimento Paraná Sem Corrupção. O evento contou com a participação das promotoras Leda Barbosa Lorejan e Viviane Moraes Ribeiro Gerelus.

Compareceram ao evento, o prefeito de Pitanga, Altair José Zampier; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Pitanga, Maria Aparecida Ziegmann Schon; e o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pitanga, Rogério Danguy Cleto.

Segundo a promotora Leda Lorejan, nos municípios de Pitanga, Boa Ventura de São Roque e Mato Rico serão desenvolvidas palestras nas escolas, aos alunos do ensino médio, para desenvolver a consciência da importância do voto. “O foco é a escola, mas o movimento envolverá todos os segmentos da sociedade”, disse.

Na ocasião, representantes de diversas entidades assinaram um termo de adesão ao movimento, entre eles: o presidente do Conselho Tutelar, Ademir Lourenço dos Santos; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cléa Marli Alenski Zampier; representante da Igreja Católica, padre Paulo Francini; o diretor da Associação Comercial e Empresarial de Pitanga (Acepi); Paulo Castilho; presidente do Rotary Club, Márcio Danielo; secretário do Sindicato Rural de Pitanga, Antônio Adir de Lara; presidente do Conselho Municipal de Educação, Marilei Joba; e o sócio-proprietário do Jornal Paraná Centro, Miguel Roberto do Amaral. Além disso, os diretores dos Colégios Dom Pedro I; Júlia H. de Souza; Arroio Grande; e Padre Vítor foram anunciados como parceiros da iniciativa.

A promotora Viviane Gerelus disse que as entidades parceiras poderão ajudar de todas as formas, principalmente na divulgação do movimento. Ela lembrou que o Paraná Sem Corrupção possui um site (www.paranasemcorrupcao.org.br), onde as pessoas podem conhecer mais sobre o movimento e ainda denunciar a corrupção. “A corrupção prejudica as pessoas de todas as formas. É importante ressaltar que o movimento não acaba com o período eleitoral”, afirmou.






Para Maria Aparecida Schon, os alunos do ensino médio das escolas estaduais do NRE de Pitanga serão envolvidos com palestras sobre a corrupção ministradas pelas promotoras. “Os alunos serão o elo daquilo que será ministrado nas escolas para os pais”. A chefe do NRE de Pitanga comentou que, na terça-feira, 25 de setembro, será realizado o lançamento do movimento no município de Palmital.

O advogado Rogério Cleto disse que o Ministério Público sempre foi atuante no combate a corrupção, no entanto, ressaltou que o movimento é importante por envolver a sociedade civil neste combate.

Movimento Paraná Sem Corrupção
A iniciativa para o movimento no Paraná partiu do Ministério Público, em maio de 2012, e tem conquistado a adesão de diversos parceiros da comunidade escolar, da sociedade organizada e de empresários que não se conformam com a corrupção. O Movimento Paraná Sem Corrupção foi idealizado a partir de ações regionais da campanha: “O que você tem a ver com a corrupção?, lançada, em 2007, pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).

A campanha nacional tem como propósito enfrentar a corrupção de duas formas: por meio legais, processando agentes públicos corruptos; e promovendo a conscientização social para a disseminação da cultura da honestidade.

As primeiras ações estão sendo desenvolvidas em parceria com os Núcleos Regionais de Educação, com prioridade aos alunos do ensino médio, já que muitos irão votar, pela primeira vez, tendo em vista que este ano é eleitoral. A intenção é incentivar a discutir a corrupção, despertando o interesse em participar da construção de uma sociedade baseada em escolhas políticas fundadas na ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.