25 de out. de 2012

Começa programa de orientação sobre sistema estadual de informações


Ciclo, voltado a servidores do TCE, mostra funcionamento do sistema, em vigor desde abril, e que alimentará com dados o Portal da Transparência do Governo Estadual Sob iniciativa e coordenação técnica da Diretoria de Contas Estaduais e apoio da Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi iniciada, na tarde desta terça-feira (23 de outubro), a primeira parte da jornada de orientação sobre os sistemas estaduais de informações financeiras, de gestão e de execução orçamentária, criados em 2011 e implantados neste ano.
O conhecimento aprofundado sobre o funcionamento do sistema de registro é fundamental ao exercício pleno do poder de fiscalização exercido pelo Tribunal de Contas. O evento, que terá mais três encontros voltados aos sistemas de informações das Secretarias de Administração e Previdência; Planejamento e Coordenação Geral; e de Fazenda, tem como público alvo os servidores do TCE, especialmente aqueles lotados nas Inspetorias de Controle Externo. Cabe a esses profissionais a fiscalização, por lotes pré-definidos, de toda a estrutura dos três poderes estaduais, incluindo empresas públicas e de economia mista, bem como autarquias e fundações estaduais. A primeira parte da jornada teve como assunto o sistema informatizado implantado pela Secretaria de Estado do Controle Interno. O secretário da pasta, Carlos Eduardo Moura, juntamente com a coordenadora-geral do TCE, Rita de Cassia Mombelli, fizeram a abertura do primeiro encontro. Após a abertura, para explicar detalhadamente o funcionamento do sistema, seus métodos, padrões e rotinas de inclusão de informações e utilização, falaram ao público os técnicos Gerson de Lima e Guilherme Arruda, ambos assessores da Secretaria de Controle Interno. As informações cadastradas e detalhadas nos sistemas informatizados do Estado também alimentarão o Portal da Transparência Estadual, ainda a ser disponibilizado. Detalhamento Daniel Valle, diretor de Contas Estaduais do TCE, explica que o sistema é uma ferramenta de gestão, pois disponibilizará informações importantes, desde a arrecadação até o cadastro de patrimônio público -com detalhes como localização de imóveis por meio de coordenadas geográficas. Dados como gastos com combustíveis, folha de pagamento com verbas detalhadas, manutenção e controle de frota, estoques de almoxarifado, entre outros, também estarão disponíveis no sistema de informações. Os próximos encontros devem acontecer nos dias 12 e 19 de novembro, quando serão abordados os sistemas da Secretaria de Administração e Previdência. As apresentações dos sistemas implantados pelas secretarias de Planejamento e da Fazenda ainda não foram agendadas.
Fonte:TCE PR

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