18 de out. de 2012

Produtores de trigo pedem mais investimentos e menos impostos


Uma das principais culturas de inverno, e de grande importância para os estados do sul do país, o trigo, não vive um momento muito bom.
Sua produção vem caindo ano a ano devido a várias complicações na cadeia produtiva. Para tentar resolver esses problemas a Cooperativa Agrária desde o começo da semana realiza uma série de encontros para debater o tema. O Forum Nacional do trigo termina nesta quinta-feira (18). Como resultado, um documento foi elaborado e entregue ao reprsentante do Ministro da Agricultura.


Na segunda feira (15) um encontro entre membros da OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Parana) discutiu a parte técnica da cultura do trigo. Já o Fórum Nacional do Trigo e a primeira parte do Wintershow, que ocorreram respectivamente nessa terça e quarta feira (16 e 17), trouxeram à tona o lado político desta cultura, contando com a presença de várias autoridades de vários setores envolvidos com o trigo. O evento está sendo realziado na Colônia Vitória, em Entre Rios.

As discussões em torno da abordagem do setor dos moageiros, das cooperativas, dos produtores e do governo para com o trigo, resultaram em um documento com as demandas da produção tritícola que foi entregue a João Salomão, coordenador geral para Pecuária e Culturas Permanentes da Secretaria de Políticas Agrícolas do MAPA (Ministério da Agricultura Pecuaria e Abastecimento),e representante do Ministro no evento.

Entre as principais demandas apontadas no documento estão: maior investimento em transportes, em especial nos portos, igualdade na tributação com o trigo importado, diminuição dos preços do insumo, apoio a pesquisa nas áreas produtoras, diminuição das taxas e impostos relacionados ao trigo entre outros.

De acordo com João Salomão, todas as reivindicações serão analisadas, já que essa cultura interessa muito ao MAPA. "As demandas serão estudadas, algumas delas, como de tributação, por exemplo, cabem a outros ministérios, mas o que o MAPA certamente fará é criar esse ambiente de aproximação com os estados em favor da triticultura nacional” afirmou o representante.

O coordenador da assistência técnica da Agrária, e um dos organizadores do evento Leandro Bren, contou que o resultado dos encontros foi positivo e esta otimista com o futuro da cultura no país. “o Fórum foi o primeiro evento como esse feito fora do Rio Grande do Sul, e conseguimos reunir aqui presidentes e secretários de todas as cooperativas da região sul. Já o Wintershow teve uma importância e representatividade política muito boa, que acho que vai mobilizar o setor e mudar os rumos do trigo no país”, afirmou Leandro. (RSN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.