13 de nov. de 2012

Professora Julia H. de Souza e Helena Kolody: Associação perfeita


Professora Julia H. de Souza e Helena Kolody: Associação perfeita


No dia 07 de novembro o Colégio Estadual Julia H. de Souza, do município de Pitanga, realizou um momento cultural no colégio. Coordenados pela professora Lidinalva Pinheiro de Oliveira, primeiramente, os alunos do turno da manhã participaram de uma fala realizada pelo senhor Antonio Adir de Lara, neto da professora Julia H. de Souza, nome dado ao colégio. Ele relatou aos alunos parte da biografia da avó, informando que a mesma, descendente de austríacos, foi uma pessoa atuante em sua comunidade. Professora estadual, pôde fazer a diferença na vida de alunos que passaram por suas mãos.

Sempre gostou de desafios, foi uma das primeiras eleitoras de Prudentópolis, onde morou anteriormente. Também fundou o primeiro grupo de idosos em Pitanga, levando alegria e otimismo à estas pessoas.

Em seguida, convidados pela professora Lidinalva, alunos da Escola E.Tiradentes, sob a direção da professora Elis Regina Silva, e orientados pela professora Noeli Hey, encenaram uma entrevista com a poetisa Helena Kolody, mencionando parte de sua biografia, bem como lembrando alguns poemas e haicais, declamados por uma aluna, que fez o papel da poetisa.

Para o vice-diretor do colégio, professor Adalton Krupek, esta iniciativa da professora Lidinalva foi uma ótima oportunidade para que os alunos pudessem conhecer um pouco mais da vida da professora que dá nome ao colégio, bem como da poetisa Helena Kolody, que viveu intensamente a poesia. As duas mulheres foram guerreiras, e puderam deixar marcas preciosas, cada uma no seu tempo e com a sua função.

A representante do Núcleo Regional de Educação, professora Jane S.Scaramal elogiou a atitude do colégio afirmando que percebeu o envolvimento e alegria dos alunos que organizaram um painel com poemas da poetisa e declamaram alguns haicais. Afirmou ainda que o trabalho com a literatura, leitura de poemas deve ser uma constante nos encaminhamentos metodológicos dos professores. Por último, lembrou um haicai que representa o que foi a poesia na vida desta personagem paranaense tão ilustre. (NRE Pitanga)

Sem poesia
Que fonte secou?
Que sol se apagou em mim?
Fugiu-me a poesia.

Helena Kolody

Confira as fotos deste evento:
https://plus.google.com/photos/102547976146919223349/albums/5809976520794079345

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.