Consciente destas dificuldades dos alunos, a professora proporcionou atividades de leitura, através de textos significativos aos alunos, curtos, gibis e livros diversos apropriados à idade/série, com a finalidade de inseri-los ao mundo da leitura, viagem fantástica que todos podem fazer.
Assim a professora lançou-lhes um desafio que era participar da Olimpíada de Leitura, cujo quesito era muito simples: ler o maior número possível de livros emprestados pela escola e depois, as histórias e experiências seriam contadas (uma de cada vez) pelos leitores, aos demais alunos e professora, durante as aulas, em dias estipulados.
O período de duração da Olimpíada foi de julho a dezembro de 2012. As histórias lidas eram contadas, uma a uma, encantando tanto o leitor quanto os ouvintes. Foram momentos ricos de cultura, conhecimento e lazer.
Alguns alunos leram 2 livros, outros 3, outros 1... Enfim, terminado o prazo para classificação e premiação, os que mais se destacaram foram: Ana Caroline Volski que leu e contou brilhantemente 10(dez) livros, ficando em 1º lugar. A aluna Eliane Margarefo leu 6(seis) livros e foi contemplada com o 2º lugar. A premiação foi feita em sala de aula.
Conforme relatos da professora, vale lembrar que o projeto, bem como a premiação, aconteceu em parceria com a direção, na pessoa da diretora Ivonete Terezinha de Lima Bueno, que acompanhou, de perto, o projeto.
Percebe-se que a Olimpíada de Leitura valeu a pena. Todos ganharam. O resultado superou as expectativas. Houve o envolvimento tanto dos alunos, quanto da direção e do Agente Educacional II, Vagner Ribeiro, que incentivou, filmou, fotografou, registrando todos os momentos do projeto.
O resultado desta ação? Timidez vencida, superação na oralidade e escrita, experiências compartilhadas, alegria do dever cumprido.
Tudo isto revela o comprometimento da educadora, de toda a escola, provando que o envolvimento de todos traz resultados positivos para a Educação, neste caso, uma ação que prioriza a leitura, fundamental para o desenvolvimento do senso crítico do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário