26 de dez. de 2012

CEEBJA de Pitanga organiza Olimpíada de Leitura

Foi uma proposta que surgiu por iniciativa da professora Marlene Knaut, do CEEBJA Casturina C. Bonfim, de Pitanga, em uma turma do Ensino Fundamental do turno vespertino, por constatar a dificuldade dos alunos tanto na expressão oral, quanto na escrita. 

Consciente destas dificuldades dos alunos, a professora proporcionou atividades de leitura, através de textos significativos aos alunos, curtos, gibis e livros diversos apropriados à idade/série, com a finalidade de inseri-los ao mundo da leitura, viagem fantástica que todos podem fazer. 

Assim a professora lançou-lhes um desafio que era participar da Olimpíada de Leitura, cujo quesito era muito simples: ler o maior número possível de livros emprestados pela escola e depois, as histórias e experiências seriam contadas (uma de cada vez) pelos leitores, aos demais alunos e professora, durante as aulas, em dias estipulados. 

O período de duração da Olimpíada foi de julho a dezembro de 2012. As histórias lidas eram contadas, uma a uma, encantando tanto o leitor quanto os ouvintes. Foram momentos ricos de cultura, conhecimento e lazer. 

Alguns alunos leram 2 livros, outros 3, outros 1... Enfim, terminado o prazo para classificação e premiação, os que mais se destacaram foram: Ana Caroline Volski que leu e contou brilhantemente 10(dez) livros, ficando em 1º lugar. A aluna Eliane Margarefo leu 6(seis) livros e foi contemplada com o 2º lugar. A premiação foi feita em sala de aula. 

Conforme relatos da professora, vale lembrar que o projeto, bem como a premiação, aconteceu em parceria com a direção, na pessoa da diretora Ivonete Terezinha de Lima Bueno, que acompanhou, de perto, o projeto. 

Percebe-se que a Olimpíada de Leitura valeu a pena. Todos ganharam. O resultado superou as expectativas. Houve o envolvimento tanto dos alunos, quanto da direção e do Agente Educacional II, Vagner Ribeiro, que incentivou, filmou, fotografou, registrando todos os momentos do projeto. 

O resultado desta ação? Timidez vencida, superação na oralidade e escrita, experiências compartilhadas, alegria do dever cumprido. 

Tudo isto revela o comprometimento da educadora, de toda a escola, provando que o envolvimento de todos traz resultados positivos para a Educação, neste caso, uma ação que prioriza a leitura, fundamental para o desenvolvimento do senso crítico do aluno. 

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