
Mais de 4,5 mil produtores rurais do Paraná se reuniram na última segunda-feira (3). Eles participaram do encontro de encerramento do Programa Empreendedor Rural deste ano, que foi realizado na Expotrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Este ano, o programa completa sua 10ª edição, demonstrando o sucesso da parceria Sebrae/PR, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep).
O programa
O Empreendedor Rural foi lançado em 2003 com o intuito de levar soluções e melhorias para o homem do campo, desenvolvendo suas capacidades para que se tornem empreendedores de propriedades sustentáveis.
No Estado, já foram capacitados 18,5 mil, que puderam experimentar mudanças significativas na gestão da propriedade. A meta era atingir todas as propriedades rurais dos 399 municípios paranaenses, o que foi cumprido com êxito.
Transformação
O Empreendedor Rural oferece oportunidade de desenvolver autonomia no planejamento de atividades e na tomada de decisões. Devem ser traçadas estratégias que condizem com estudos de mercado, relação entre custos e receitas e avaliação da viabilidade do negócio.
Para o presidente da Faep e do conselho administrativo do Senar-PR, Ágide Meneguette, não existe mais espaço para o amadorismo no campo. Antes de tomar uma decisão o produtor rural deverá contrabalancear muito bem cada ponto, desde a capacidade de produção, aos lucros e prejuízos. "A propriedade rural é uma empresa que precisa ser administrada aproveitando ao máximo sua capacidade produtiva. Exige planejamento, muito ‘lápis e borracha’ para se fazer todas as contas necessárias", explica.
"Planejar é um imperativo no mundo corporativo. Isso vale para os empreendedores, empresários de micro e pequenas empresas e produtores rurais", afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli. Para ele, o programa possibilitou o estímulo ao planejamento nas propriedades rurais. Assim os produtores estarão preparados para observar, com mais facilidade e conhecimento, os movimentos de mercado e os impactos nos negócios.
Bons resultados
Em 10 anos de existência, o Programa Empreendedor Rural transformou a vida do homem do campo paranaense. Uma pesquisa encomendada pela Faep, Senar-PR, Sebrae/PR e Fetaep ouviu 842 agricultores que participaram da capacitação desde 2003, quando foi lançado. O estudo mostra a conquista do respeito e a recuperação do orgulho de ser produtor rural.
Os números, divulgados somente agora, foram colhidos em 150 municípios, no ano passado. Apontam que 79,81% dos produtores entrevistados concluíram, depois de ter participado do Empreendedor Rural, que vê futuro no trabalho que desenvolve. A segurança na tomada de decisões em relação à atividade rural, após a capacitação, também é vista como um fator importante por 83,02% dos produtores consultados.
O aprofundamento da abordagem do conceito de desenvolvimento humano trouxe benefícios para os produtores rurais. De acordo com a pesquisa, depois da realização do programa, 80,29% dos participantes sentiram mais facilidade de se relacionar com empregados, fornecedores e outros agricultores. Um total de 79,93% disse ter ampliado a rede de contatos e 76,13% observou que houve melhora no relacionamento familiar, o que ajuda no processo de sucessão e a manter os jovens no campo. (correio do povo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário