11 de dez. de 2012

NRE de Pitanga lança Livro: “REVELANDO ALMAS DE POETA”


No dia 05/12, o Núcleo Regional de Educação de Pitanga lançou a VIII edição do livro “Revelando Almas de Poeta”. O projeto tem por objetivo estimular a produção escrita nas escolas, favorecendo o desabrochar de novos poetas. Veja as fotos


Conforme se pode constatar no livro, borbulham textos de professores, alunos, funcionários e até diretores. Este trabalho com a produção textual, já faz parte das práticas metodológicas dos professores de Língua Portuguesa das escolas jurisdicionadas a este NRE. Muitos são os alunos que aspiram ver seu texto publicado nesta obra e trabalham muito para isso.

Numa ação conjunta que envolve os 33 estabelecimentos de ensino na modalidade regular, escolas na modalidade de Educação Especial, professores da rede e técnicos do NRE, empenham-se num trabalho pautado na produção textual, ponto de partida e de chegada do estudo da Língua Portuguesa.

Através de gêneros textuais diversos, em atividades significativas para os alunos, professores proporcionam momentos ricos de escrita, favorecendo o desabrochar dos poetas. Cada um deles, fala do seu lugar, assumindo um papel de amigo, de político, de professor, de funcionário, de filho(a), de pai, de mãe, de namorado(a) apaixonado(a)...

Cada um com seu estilo, com seu vocabulário próprio, sua vivência, vão revelando aos poucos, seus sentimentos, emoções, frustrações, desejos... Muitos textos são uma oferta carinhosa para o outro, quando ficam registrados os sentimentos mais puros de amizade, de gratidão, de amor a alguém.

O lançamento do livro contou com apresentações artísticas e declamações de poemas, propiciando aos presentes um momento rico de cultura e poesia.

A Chefe do NRE de Pitanga, Maria Aparecia Ziegmann Schon, agradece aos prefeitos de Boa Ventura de São Roque, senhor Jose Forekevicz; Laranjal, senhor João Elinton Dutra; Nova Tebas, senhora Eloisa Ivanzek Jensen; Pitanga, senhor Altair José Zampier; Santa Maria do Oeste, senhor Claudio Leal, que gentilmente patrocinaram este livro, bem como aos diretores, professores e alunos, uma vez que este trabalho é feito a muitas mãos.

A Equipe de Educação Básica deseja a todos que conseguiram encantar o leitor com seus textos, que continuem produzindo, revelando-se nos versos e rimas. Que os professores continuem sendo os mediadores deste conhecimento, proporcionando momentos singulares de apreciação do belo, de toda a pureza das coisas simples e essenciais a nossa vida, como o sentimento de gratidão, de amizade, de amor que desabrocha naturalmente na poesia.

Que a nossa vida seja uma eterna poesia!! (NRE Pitanga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.