20 de fev. de 2013

Indígenas continuam sendo transportados em cima de caminhão (Vídeo)

No dia 03 de dezembro de 2012, o Repórter e blogueiro Osni Macedo de Pitanga denunciou através de vídeo no You tube e no Blog Central que índígenas de Manoel Ribas eram transportados em cima de caminhões sem nenhuma segurança ou fiscalização por parte da polícia ou de órgãos públicos. Porém, no dia 19 de fevereiro de 2013, nada mudou e as pessoas da área indígena Kaingang continuam andando em cima de caminhões, sem nenhuma ou quase nenhuma segurança.
A reserva Indígena dispõe de ônibus, mas não se sabe a razão são usados apenas para transporte para outras cidades não sendo usados no centro de Manoel Ribas como mostra a foto. A pergunta é: Cadê as Ongs que protegem os indígenas? Onde estão nesta hora que não fazem nada? Ou são criadas apenas para arrecadar fundos dos governos?



http://markinhosmm.blogspot.com.br/2013/02/indios-continuam-sendo-transportados-em.html

2 comentários:

  1. Hoje, dia 22 de fevereiro de 2013, recebi a visita do cacique da Reserva Indígena Ivaí de Manoel Ribas, que estava junto com outro indígena me ameaçando por ter postado a foto e dizendo que estou prejudicando os indígenas e o dono de um mercado o qual não vou citar o nome. Após me ameaçar em falar com meu patrão na central onde eu trabalho e explicá-lo que ao postar esta denúncia não estou querendo prejudicar ninguém e sim apenas cobrar o direito dos indígenas de andar de ônibus e não sem segurança em cima de uma carrocerica de camionete. O cacique alegou que a aldeia está com os dois ônibus que possui quebrados e se não forem transportados em cima de caminhão terão que virem da aldeia a pé para a cidade. Também me disse que se estou preocupado com a segurança deles que eu vá buscá-lo de ônibus. Primeiro não tenho ônibus, segundo que é o cacique quem precisa cobrar providências de prefeito ou governador quanto à ônibus para transporte da área indígena. Alertei o mesmo que não sou somente eu que estou alertando quanto a isso e também o vídeo feito é do blogueiro Osni Macedo que postou no You Tube dia 03 de dezembro de 2012, denunciando isso. Também aleguei que a própria Rede Globo havia feito uma reportagem na cidade de Sarandi mostrando que ônibus da Reserva Indígena Ivaí simplesmente chegava na cidade e descarregava os indígenas e iam embora deixando os indígenas no meio da rua, causando transtornos para os moradores daquela cidade. Depois de conversarmos sobre que não denunciei nenhum nome de pessoa ou de nenhum comércio que anda transportando os indígenas, o cacique convidou que se foi para postar ou denunciar alguma coisa na internet que vá primeiro até a aldeia conversar com as lideranças indígenas. Também acabou confessando que não é apenas este mercado que transporta indígenas e que eu estou apenas prejudicando um ao postar as fotos. Sei que existe sim mais comérciantes que fazem isso, mas como sou um blogueiro apenas nas horas de folga não tenho como ficar correndo atrás de fotos. Fotografo apenas quando vejo isso acontecendo na minha frente, pois não sou repórter e também não dependo disto para me sustentar e sim de outro trabalho o qual tenho que cumprir horário como qualquer trabalhador assalariado.

    ResponderExcluir

.

.