


A ideia do parlamentar é a formação de um consórcio de municípios que possa gerenciar a questão de forma conjunta. O objetivo da reunião em Ivaiporã foi justamente apresentar os pontos vigentes da legislação e discutir os aspectos que possibilitariam a implantação do projeto.
Canziani acredita que, além dos benefícios que serão gerados ao meio ambiente, com o projeto, isso também pode ser um fator de geração de renda, já que a disponibilidade de matéria-prima, produzida pela reciclagem, pode inclusive atrair indústrias. “A ideia é discutirmos um projeto que seja completo e que busque a melhor solução para fazermos um plano piloto para os demais municípios do Paraná”, comentou.
Jonel Iurk disse que, apesar do aterro sanitário ser a forma mais correta de destinação de resíduos, a nova legislação que trata da política nacional de resíduos sólidos define que, além da prefeitura, a indústria, o comércio e os cidadãos são responsáveis pela destinação correta de resíduos. Ele também concordou que a melhor solução para o processo é a regionalização e a união dos municípios em torno do consórcio. “Ivaiporã vai sair na frente, porque mostra muito boa vontade. Os prefeitos e as lideranças estão bastante entusiasmados e o Governo do Estado tem dado o suporte para que se torne realidade”, disse o secretário de Estado.
Para o prefeito Carlos Gil, os pequenos municípios estão encontrando dificuldade para cumprir a legislação ambiental, que é cada vez mais rigorosa, e a união dos municípios, além de facilitar a busca de soluções, pode ser um fator para a geração de renda.

14 municípios têm interesse
No final do dia de trabalho, 14 municípios da região manifestaram interesse em formar o consórcio para a implantação do projeto regional: Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, São João do Ivaí, Godoy Moreira, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Pitanga, Manoel Ribas, Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Godoy Moreira. Outros 8 municípios que também participaram da primeira reunião, e que não manifestaram interesse, serão consultados para integrarem.
A princípio a sede será em Ivaiporã, segundo estudo prévio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Outra reunião deve ser marcada para os próximos dias para dar continuidade ao assunto.
http://www.paranacentro.com.br/noticia/geral/9864/regiao-devera-ter-consorcio-para-destinacao-de-residuos-solidos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário