4 de fev. de 2013

Região deverá ter consórcio para destinação de resíduos sólidos


Uma das pedras no sapato de inúmeras prefeituras da região central do Paraná está relacionada à questão da destinação do lixo produzido pelos moradores. Com uma legislação cada vez mais rigorosa e a uma sociedade ambientalmente mais consciente, soluções antigas como o despejo em lixões a céu aberto ou em aterros sanitários não têm conseguido cumprir as exigências da lei.


Na sexta-feira, dia 1 de fevereiro, reuniram-se prefeitos e lideranças de 20 municípios da região central; deputado federal Alex Canziani (PTB); secretário de Estado de Meio Ambiente, Jonel Nazareno Iurk; diretor comercial da Sanepar, Antônio Carlos Belinati; prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil; presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Aparecido Montanheri; e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Jayme Ayres.

A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores de Ivaiporã e foi solicitada junto as lideranças da Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), pelo deputado federal Alex Canziani, que incluiu na emenda do Orçamento Geral da União (OGU) recursos na ordem de R$ 1 milhão para a implantação de um projeto voltado a solução para o problema da destinação de resíduos sólidos. O deputado disse que, desde o ano passado, vem mantendo contato com o secretário Jonel Iurk em função da preocupação que tem com a questão da destinação correta do lixo. “Conversando com os companheiros e com o nosso coordenador, Gaspar Teixeira, vimos que a região de Ivaiporã seria a mais indicada para liderar o projeto em função do comprometimento que sentimos dos prefeitos e pelas possibilidades que vimos”, justificou.

A ideia do parlamentar é a formação de um consórcio de municípios que possa gerenciar a questão de forma conjunta. O objetivo da reunião em Ivaiporã foi justamente apresentar os pontos vigentes da legislação e discutir os aspectos que possibilitariam a implantação do projeto.

Canziani acredita que, além dos benefícios que serão gerados ao meio ambiente, com o projeto, isso também pode ser um fator de geração de renda, já que a disponibilidade de matéria-prima, produzida pela reciclagem, pode inclusive atrair indústrias. “A ideia é discutirmos um projeto que seja completo e que busque a melhor solução para fazermos um plano piloto para os demais municípios do Paraná”, comentou.

Jonel Iurk disse que, apesar do aterro sanitário ser a forma mais correta de destinação de resíduos, a nova legislação que trata da política nacional de resíduos sólidos define que, além da prefeitura, a indústria, o comércio e os cidadãos são responsáveis pela destinação correta de resíduos. Ele também concordou que a melhor solução para o processo é a regionalização e a união dos municípios em torno do consórcio. “Ivaiporã vai sair na frente, porque mostra muito boa vontade. Os prefeitos e as lideranças estão bastante entusiasmados e o Governo do Estado tem dado o suporte para que se torne realidade”, disse o secretário de Estado.

Para o prefeito Carlos Gil, os pequenos municípios estão encontrando dificuldade para cumprir a legislação ambiental, que é cada vez mais rigorosa, e a união dos municípios, além de facilitar a busca de soluções, pode ser um fator para a geração de renda.


14 municípios têm interesse 
No final do dia de trabalho, 14 municípios da região manifestaram interesse em formar o consórcio para a implantação do projeto regional: Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, São João do Ivaí, Godoy Moreira, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Pitanga, Manoel Ribas, Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Godoy Moreira. Outros 8 municípios que também participaram da primeira reunião, e que não manifestaram interesse, serão consultados para integrarem.

A princípio a sede será em Ivaiporã, segundo estudo prévio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Outra reunião deve ser marcada para os próximos dias para dar continuidade ao assunto.

http://www.paranacentro.com.br/noticia/geral/9864/regiao-devera-ter-consorcio-para-destinacao-de-residuos-solidos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.