25 de mar. de 2013

Excesso de chuvas prejudica agricultura no PR

Imagem
O verão foi marcado pelas constantes passagens de frentes frias associadas ao tempo quente e úmido que favoreceu a formação de áreas de instabilidade e as pancadas volumosas e constantes sobre o Paraná. O mapa mensal de anomalia mostra que no mês de fevereiro, muitas áreas do centro-norte e leste do estado acumularam volumes de chuva bem acima da média. As primeiras semanas de março não foram diferentes, com muita chuva.

Por causa do excesso de chuva, a colheita da soja está prejudicada, o que influencia na semeadura do milho safrinha. Normalmente, uma máquina faz a colheita e, na sequencia, outro equipamento faz a semeadura. Nas últimas semanas, os agricultores já deram início à colheita, mas ainda há expectativa de mais pancadas de chuva.

Nos próximos dias, com o deslocamento de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil, há risco de novos temporais, principalmente entre hoje (20) e sexta-feira (22). O mapa de chuva mostra que, entre os dias 20 e 24 de março, podem ser acumulados aproximadamente 30 milímetros nas áreas do oeste e interior paranaense e até 50 mm em Foz do Iguaçu e no leste do Paraná.
http://www.guaranoticias.com.br/noticia.php?c=6&m=13901

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.