19 de mar. de 2013

Turvo é referência estadual no Programa Família Paranaense



Município é tido como exemplo em gerenciamento do Programa.

O Município de Turvo está sendo caracterizado pelo governo do Estado do Paraná como referência na execução do Programa Família Paranaense. De acordo com o prefeito Marcos Seguro (PSD), o reconhecimento é fruto do trabalho intenso de todas as secretarias municipais.
“É uma soma de esforços que está gerando esse resultado positivo para 168 famílias de Turvo, que estão passando a ter cada vez melhores condições de vida. Ainda temos muito a fazer, mas nossa meta é contribuir o máximo possível para melhorar o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do nosso município e todos os programas que possam contribuir para isso sempre serão bem vindos e receberão a atenção especial da administração municipal”, enfatizou Seguro.

Em maio de 2012, o prefeito municipal Antonio Marcos Seguro, assumiu o compromisso de articular todas as secretarias, para desenvolver a metodologia de gestão instersetorial do programa, criando para isto o Comitê Municipal e o Comitê Local intersetorial do Programa Família Paranaense

Compõem o Comitê Municipal, todos os secretários municipais, já o Comitê Local Intersetorial é formado por representantes das escolas da rede municipal, técnicos do CRAS, Agentes Comunitários de Saúde – ACS, Agencia do Trabalhador e um técnico de referencia de cada secretaria municipal. O Comitê Local Intersetorial atua diretamente no trabalho com as famílias, reunindo-se semanalmente para identificação das famílias a serem incluídas.

O que é o Programa Familia Paranaense

Programa Família Paranaense é um programa estratégico criado pelo governo do Estado do Paraná e executado pelos municípios, que tem como atribuição, articular as políticas públicas de várias áreas do Governo, visando o desenvolvimento, o protagonismo e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná. Objetiva estabelecer uma rede integrada de proteção às famílias através da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde ela reside.

Tem como publico alvo, as famílias em maior situação de vulnerabilidade e risco social. Para medir essa vulnerabilidade e conseguir elencar as famílias prioritários ao Programa, o IPARDES em conjunto com a SEDS desenvolveu um índice sintético, chamado Índice de Vulnerabilidades das Famílias (IVF/PR), que leva em consideração indicadores importantes da situação familiar que ultrapassam o simples critério da insuficiência de renda na priorização do atendimento e atenção a família. O índice é calculado a partir da versão 7 da base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O Comitê Local visualiza as demandas, as potencialidades e quais serviços serão disponibilizados á família. Em seguida a família é convocada para realização da pactuação das ações previamente definidas, assumindo o compromisso de participação dos serviços, programas e projetos ofertados no período de dois anos.

Atualmente existem 168 famílias de Turvo incluídas no Programa onde permanecem por dois anos, até que suas vulnerabilidades sejam superadas. Através da metodologia do programa o município potencializou suas ações e as famílias estão sendo beneficiadas com prioridade de atendimento na área de saúde, retorno de crianças e adolescente á escola, alfabetização de jovens e adultos, grupos de convivência para apoio a família e a comunidade, apoio ao cooperativismo, empreendedorismo, cursos de qualificação profissional.

http://m.redesuldenoticias.com.br/noticia.asp?id=50514


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.