20 de abr. de 2013

Festa neste sábado marca o Dia do Indio na reserva de Marrecas, em Turvo


A reserva indígena de Marrecas, localizada no município de Turvo, a cerca de 40 quilômetros de Guarapuava, terá um dia festivo neste sábado. A programação é alusiva ao Dia do Indio, marcado no calendário brasileiro no dia 19 de Abril, ontem, sexta-feira.

"Vamos fazer um churrasco e reunir nossas famílias, pois aqui no nosso município temos muitas a comemorar, principalmente, o atendimento que temos da Prefeitura que é muito bom", afirmou o cacique caigangue Otávio Seg-Seg à REDE SUL DE NOTÍCIAS.
Hoje, cerca de 500 caigangues vivem na reserva e se unem a mais aproximadamente 250 guaranis que vivem outra reserva a 10 quilômetros dos caigangues.
A preservação da cultura, segundo o cacique, etá presente nos idiomas e no artesanato. "Não abrimos mão do nosso idioma e fazemos o nosso artesanato que é um dos meios de sobrevivência", afirmou. A preservação da araucária para a colheita e venda do pinhão, e de outras espécies nativas como a erva mate também garantem a economia da reserva. "Preservamos a taquara que é matéria prima do nosso artesanato. Também cuidamos do porco do mato, da capivara, da queixada, do tatu, do veado e de outros animais de caça", assegura o cacique.
(Imagem Ilustrativa)

http://www.redesuldenoticias.com.br/noticia.aspx?id=51591

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.