20 de abr. de 2013

Ministério da Saúde autoriza novas UPAs no Paraná, Pitanga é um dos contemplados

Imagem
Mais 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas foram autorizadas pelo Ministério da Saúde para o Paraná, ampliando o atendimento de urgência e emergência em todo o Estado. Com as novas unidades, a quantidade de UPAs habilitadas em todo o Paraná chega a 29.


A lista de municípios paranaenses contemplados foi divulgada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (17). As unidades vão funcionar em Colorado, Cornélio Procópio, Goioerê, Guaíra, Ibaiti, Irati, Marechal Cândido Rondon, Matinhos, Medianeira, Pitanga, Santo Antônio da Platina, Toledo e União da Vitória. Os municípios têm entre 18 de abril e 8 de maio para se cadastrarem e finalizarem suas propostas.

As UPAs oferecem assistência de urgência e emergência 24h por dia e ajuda a desafogar os prontos-socorros dos hospitais locais, reduzindo filas. Elas são classificadas em três diferentes portes (I, II e III), de acordo com a população da região a ser coberta e a capacidade instalada (área física, número de leitos disponíveis, recursos humanos e capacidade diária de atendimentos médico, que varia de 150 a 450 pacientes por dia).

Os municípios de Irati, Cornélio Procópio e União da Vitória serão contemplados com recursos para ampliação das UPAs existentes. As demais cidades receberão recursos para construir novas unidades.

Para o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), “essa conquista é fruto de um esforço pessoal como deputado e de todos os meus colegas da bancada do PT que, juntamente com a ministra Gleisi Hoffmann, trabalham fortemente para elevar a qualidade de vida da população paranaense, principalmente em relação às políticas de saúde”. Dirceu também salientou a importância das UPAs para o atendimento de urgência com agilidade e conforto.

As Unidades de Pronto Atendimento 24 horas inovam ao oferecer estrutura simplificada (com raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação) para atendimentos de urgência.  E preenchem um espaço importante entre a atenção básica e os hospitais. Com esse modelo, implementado em 2009, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a contar com uma rede organizada, articulando e integrando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com o atendimento 24 horas oferecido nas UPAs.

http://www.guaranoticias.com.br/noticia.php?c=&m=14230

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.