
O programa prevê uma formação para 7 alunos da CFR e posterior trabalho com 15 famílias em suas comunidades rurais. Assim, os alunos podem socializar às suas comunidades o conhecimento adquirido ao longo do curso na CFR e curso específico do projeto, como Cooperativismo e Agroecologia.
Estes alunos já realizaram os DRPs, diagnóstico rural participativo, onde se discutiram os problemas prioritários de cada comunidade para um trabalho em parceria com a EMATER, buscando possíveis encaminhamentos e soluções para os casos levantados.
Percebeu-se nos jovens uma grande empolgação para serem mediadores deste processo de conscientização dos problemas das comunidades, busca de informações quanto aos recursos que estes agricultores podem lançar mão, bem como assistência técnica para suas propriedades e em conjunto, buscar a solução dos problemas detectados.
Para a técnica da Educação e Trabalho do NRE, professora Jane da Silva Scaramal, este é um projeto louvável e merece todo nosso apoio, uma vez que permite aos alunos contextualizar conhecimentos adquiridos na escola, ou seja, os alunos estão efetivamente aliando teoria e prática. E o bom disso tudo: suas comunidades rurais são as principais beneficiadas com este conhecimento. (NRE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário