6 de dez. de 2013

Presos da cadeia de Pitanga passam a usar uniforme

Uniformes começam a ser utilizados pelos presos da Delegacia de PitangaDesde o início da semana passada, os detentos da cadeia de Pitanga passaram a utilizar uniforme. O material foi adquirido pelo Conselho da Comunidade e cada kit é composto por duas calças, duas camisas e uma blusa. As peças são na cor laranja. No total, foram adquiridos 100 kits que estão numerados individualmente.

A utilização dos uniformes acabou causando conflito entre os presos e os agentes de carceragem. Na sexta-feira, dia 22 de novembro, foi necessário a intervenção da Polícia Militar para acalmar os ânimos.

Na terça-feira, dia 26, houve uma reunião na carceragem que contou com a presença de representantes do poder Judiciário, Ministério Público, OAB e Polícia Civil, quando os presos acabaram concordando em utilizar as roupas padronizadas. Eles fizeram um pedido para que fosse confeccionada também uma bermuda, principalmente para os dias de calor.

Segundo o delegado de Pitanga, Wellinghton Yuji Daikubara, a utilização dos uniformes, além de padronizar a roupa dos presos, foi necessária para reduzir a quantidade de materiais dentro das celas. Atualmente, a cadeia de Pitanga está com quase 60 presos, pouco acima da capacidade. “Essa medida foi necessária para conseguir liberar mais espaço dentro das celas, já que as roupas dos presos ocupavam um bom espaço”, disse o delegado.

Daikubara lembrou que com menos objetos na posse dos presos fica mais fácil o trabalho de revista e apreensão de aparelhos de celular. Os pertences dos presos foram devolvidos aos familiares. Outra medida adotada pelo delegado foi restringir a entrada de alimentos dentro das celas, uma vez que a comida fornecida pela Secretaria de Estado da Justiça está sendo preparada na Delegacia de Pitanga.

http://www.paranacentro.com.br/site/noticia.php?idNoticia=12041

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.