Entre as ideias em análise estão a ampliação da carga horária das disciplinas de Português e Matemática e a oferta de duas línguas estrangeiras modernas.
Atualmente, existem no estado 2.100 matrizes escolares, o que indica ausência de uniformidade na carga horária e no conteúdo ofertado em cada disciplina. “Promovemos amplo processo de discussão com a comunidade escolar e consulta pública com professores e estudantes para começar 2013 com uma proposta de matriz curricular referencial nas escolas estaduais”, afirmou Arns.
De acordo com a superintendente da educação, Meroujy Cavet, o processo de discussão da proposta de matriz curricular começou no ano passado e envolveu quase 10 mil pessoas entre professores, pedagogos e estudantes. “Nossa proposta procura atender a todas as escolas a partir de uma base de referência comum, que uniformize o conteúdo das disciplinas para os estudantes de todas regiões”, explica Meroujy. “Vamos reforçar disciplinas como Matemática e Português, que passarão a ter carga horária maior, e ofertar duas línguas estrangeiras modernas.”
Para o professor Oscar Alves, presidente do Conselho Estadual de Educação, é fundamental estabelecer uma base comum para as disciplinas da matriz curricular. “É preciso haver uma referência comum a todas as escolas e uma parte diversificada, que pode ser reforçada e oferecida no contraturno”, afirmou.
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