3 de fev. de 2013

Exercícios físicos podem diminuir os efeitos da TPM

Especialista afirma que a produção de endorfina ajuda no combate ao estresse e ansiedade

Inchaço, dores na região abdominal e paciência quase zero são alguns dos sintomas que acometem a maioria das mulheres quando estão perto ‘daqueles’ dias. Durante o período da menstruação, o sexo feminino sofre com as alterações hormonais e a preguiça toma conta, mas se engana quem pensa que ficar na cama e tomar um chá quentinho vai acalmar os ânimos e diminuir os incômodos.
Segundo a fisiologista especialista na saúde feminina, Luciana Mankel, a palavra de ordem para
esses dias é se mexer. Ela aconselha que o corpo esteja sempre em movimento para evitar esse conjunto de sintomas que atormentam as mulheres todos os meses. “A TPM ataca em qualquer idade e seja com sintomas mais ou menos intensos, os exercícios físicos que fornecem os melhores resultados são os aeróbicos, já que nesses casos o nível liberado de endorfina é maior”, diz.
De acordo com ela, esse hormônio, famoso por proporcionar sensação de bem estar, possui ação calmante e ainda age como um analgésico. Isso porque quando o corpo se mexe o fluxo menstrual diminui, o que pode ajudar significamente nas cólicas.
Um estudo feito na Universidade British Columbia, no Canadá, acompanhou um grupo de mulheres que praticaram atividades aeróbicas por seis meses. No final do período foi detectado que elas sofreram menos inchaço, as dores nos seios diminuíram, assim como a irritabilidade, a depressão e as cólicas. “Esse resultado se deve ao aumento da taxa metabólica, que beneficia a circulação sanguínea. Com o sangue fluindo melhor pelas veias, o transporte de oxigênio e nutrientes essenciais também melhora e assim várias outras funções do organismo também se beneficiam”, explica a fisiologista.
Luciana ressalta ainda que as melhoras são gradativas, ou seja, não adianta correr para se mexer um pouco antes da menstruação chegar. Para os sintomas indesejados irem desaparecendo é preciso movimentos contínuos para que a cada ciclo o organismo se torne cada vez mais imune.

Fonte. http://www.bonde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.