A Secretaria de Estado da Educação fará nesta terça-feira (16) a segunda prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). O sistema serve para medir a aprendizagem dos estudantes, na formulação de ações de educação e para subsidiar os professores na prática docente.A nova avaliação será aplicada em todas as escolas da rede estadual de educação, para cerca de 300 mil alunos do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série) e do 1º ano do ensino médio.
Os estudantes deverão responder 26 questões objetivas da disciplina de matemática e outras 26 de português. Cada estudante responderá às questões no seu turno de aula. O tempo de aplicação da prova é de três horas.
Além das questões de conhecimentos das disciplinas, a avaliação também terá questões pedagógicas e de gestão escolar, que serão respondidas por diretores e professores das disciplinas de matemática e português, que somam mais de 17 mil profissionais.
Este ano a Secretaria fará duas avaliações. A segunda acontecerá em novembro e poderá conter outras disciplinas.
Um dos motivos que levou o Paraná a desenvolver um sistema próprio de avaliação da qualidade do ensino das escolas públicas é o fato de que os resultados das avaliações atuais, feitas pelo governo federal, demoram muito para chegar às mãos dos professores e pedagogos.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, é divulgado pelo Ministério da Educação cada dois anos. Além disso, outros estados já possuem sistemas próprios de avaliação.
“O sistema próprio permitirá ações mais rápidas e pontuais para melhorar a qualidade da educação no estado. Ele também é mais fiel pois leva em consideração as diretrizes curriculares do nosso estado”, afirma a superintendente de Educação, Eliane Rocha.
Outra. No caso do Saep, além da nota geral do estado, aparecem resultados por Núcleos Regionais de Educação, municípios, escola, turmas e por aluno.
Com esse nível de detalhe, o Saep pode subsidiar cada escola com dados específicos da sua realidade e informações para que possa desenvolver metodologias de ensino diferenciadas, que atendam as necessidades identificadas no sistema.
RESULTADOS – A primeira avaliação do sistema próprio da Secretaria foi aplicada em novembro passado para 250 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Os dados serão disponibilizados para as escolas, por meio do portal da Secretaria: www.educacao.pr.gov.br
Cada escola terá uma senha para acessar individualmente seus resultados. Qualquer integrante da comunidade escolar, como responsáveis que queiram saber do desempenho dos estudantes, pode procurar a direção e solicitar as informações.
“Não queremos competição. Queremos que cada escola reflita seus resultados para corrigir problemas e avançar”.
Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná
Data: 16 de abril, terça-feira
Horário: No turno em que o aluno estuda
Manhã - 8h30 às 11h30
Tarde - 14h às 17 h
Noite - 19h20 às 22h20
Local: escolas da rede estadual de educação
Participação: Alunos do 6º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio e do ano de conclusão do curso técnico do ensino médio integrado das escolas da rede estadual de ensino.
Material para a prova: Lápis, borracha e caneta esferográfica preta ou azul
http://www.nre.seed.pr.gov.br/pitanga/modules/noticias/article.php?storyid=922

Nenhum comentário:
Postar um comentário