7 de dez. de 2013

Palmital: Protejo de agricultor é terceiro lugar no Paraná

O jovem Rubens Rengel, 23 anos, ajuda os pais Teodoro e Irma Buss no cultivo de soja, trigo e na produção de leite, em Palmital. Hoje, o carro chefe das atividades no sítio é a produção de leite com um rebanho de 22 animais da raça Jersey.

Neste ano, o jovem produtor participou do curso do Senar, organizado pela Faep, Empreendedor Rural.
Durante o programa, os participantes devem desenvolver projetos. “A gente faz um projeto de implantação de alguma melhoria, alguma modificação na propriedade”, afirma. Por isso, desenvolveu um projeto para melhorar a produtividade de leite com a construção de uma sala de ordenha mecânica. “Também quero melhorar o padrão genético do rebanho”, conta.
Os investimentos para implantação da sala somam R$ 27.441 e ele já está comprando materiais para colocar o plano em prática ainda nesse ano.
Na nossa propriedade a gente não tem uma sala de ordenha equipada, bem preparada e eu fiz o projeto em cima disso. E agora já começamos fazer a implantação desse projeto na propriedade.
Rubens enviou o projeto para análise. “Mandei para Curitiba e entre os 96 projetos do Paraná inteiro me classifiquei entre os 10, em uma banca formada de professores da USP, fizeram o julgamento desses 10 e eu tirei em 3º lugar”, orgulha-se.
Ele afirma que foi muito bom estar entre os melhores do Paraná.
Além desse projeto, hoje Rubens pretende continuar modificando a propriedade. “Eu quero buscar novas tecnologias, melhorar a genética do gado, o manejo, pasto, alimentação, continuar melhorando a produção”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.