14 de dez. de 2012

Paraná fará inventário de florestas

O levantamento dos dados amostrais inicia em fevereiro de 2013


O levantamento de dados para o Inventário das Florestas do Paraná deve iniciar em fevereiro de 2013. A ação é uma parceria do governo do Estado com o Serviço Florestal Brasileiro, que é um órgão federal ligado ao Ministério do Meio Ambiente. O processo, que será realizado em duas fases, reunirá informações de caráter quantitativo e qualitativo sobre as florestas nativas e plantadas. Também serão levantados dados sobre biomassa e estoques de carbono.
A primeira fase do trabalho está sendo licitada pelo Serviço Florestal Brasileiro e será feita com recursos do Projeto Fundo Global para o Meio Ambiente. Nesta etapa, serão levantados 151 pontos amostrais das mesorregiões Centro Sul, Sudeste e Centro Ocidental.
Já na segunda, serão coletadas informações de 161 pontos amostrais nas mesorregiões Sudoeste, Centro Oriental e região metropolitana de Curitiba.

Dados
Os dados levantados são de extrema importância, pois, por meio deles, será possível estabelecer políticas públicas para o setor florestal. A revisão de áreas estratégicas para a restauração e conservação, atualização da lista de espécies ameaçadas de extinção, é uma das ações.
De acordo com o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcisio Mossato Pinto, o inventário florestal compõe o Programa Bioclima Paraná e será atualizado frequentemente. Ele explica, também, que o Estado nunca teve um documento tão detalhado como este. “Ele nos ajudará na efetivação de ações do Bioclima, oferecendo informações seguras sobre a qualidade de nossas florestas e as áreas que exigem maior cuidado”, afirmou.
As pesquisas serão coordenadas pela secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e terão como principal foco as espécies nativas. A secretaria de Agricultura e Abastecimento também é parceira do projeto e auxiliará com informações sobre os estoques de espécies exóticas plantadas, como pinus e eucalipto (Correio do paraná)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.