22 de jan. de 2013

Dois centros de educação profissional já estão em fase final de construção


As obras nos Centros Estaduais de Educação Profissional de Terra Roxa e Pitanga estão em fase de conclusão. As unidades vão ampliar a oferta de oportunidades de educação profissional em suas regiões, atendendo às necessidades de qualificação dos arranjos produtivos locais e contribuir para desenvolver os setores agroindustrial, industrial, comercial e de serviços.


O investimento nas duas unidades soma mais de R$ 13,5 milhões e é resultado de um convênio entre o Governo do Paraná com o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Além desses valores, o Governo do Estado irá investir na contratação de professores e funcionários e na estrutura de atendimento e estabelecimento de parcerias.

No momento, por meio desses convênios estão sendo investidos no Paraná mais R$ 200 milhões para construção, reforma e ampliações de estabelecimentos, complementação de acervos bibliográficos, implantação de laboratórios e formação de docentes para unidades de educação profissional. Ao todo são 18 construções novas e 22 ampliações de unidades existentes.

“Estamos trabalhando para ampliar a oferta da educação profissional em todas as regiões do Paraná, assegurando melhores oportunidades de trabalho à juventude paranaense e atendendo as demandas do setor produtivo de cada região e promovendo o desenvolvimento do estado”, disse o secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

No município de Terra Roxa, região Oeste, as obras do CEEP Terra Roxa estão em fase de acabamento final. A unidade ainda será mobiliada e receberá laboratórios. A previsão da entrega à comunidade e início das aulas é para o segundo semestre de 2013.

A unidade nova vai atender aproximadamente 1,2 mil alunos de dez municípios da região e também do estado do Mato Grosso. Inicialmente serão oferecidos os cursos técnicos de Vestuário, Modelagem do Vestuário, Vendas e Recursos Humanos na modalidade subsequente, para os alunos que já concluíram o ensino médio e vão fazer apenas o curso profissionalizante. Posteriormente os cursos também serão ofertados na modalidade integrada, no qual o aluno faz o curso técnico integrado ao ensino médio.

“Essa nova unidade vai atender os alunos dos municípios da região e dos estados vizinhos atendendo as necessidades produtivas da região oeste do estado do Paraná, onde se destaca a indústria de confecção de roupas infantis”, afirmou o chefe do núcleo de Toledo, Leo Anschau.

“Essa escola é um sonho para o nosso município. Há mais de dez anos que nós esperávamos por um centro de educação profissional que atendesse às demandas produtivas do nosso município e da região”, afirma Rozelaine Almira Costa Gon, que será diretora da escola.

Em Pitanga, na região Centro Sul, as obras do CEEP de Pitanga também estão em fase de acabamento final, a previsão da inauguração também é para o início do segundo semestre.

“Essa nova unidade vai atender a uma expectativa antiga da nossa região. Porque além dos alunos do nosso município, nós atendemos alunos de outras cidades vizinhas atendendo a demanda produtiva de toda a região que estava bem carente”, contou a chefe do núcleo, Maria Aparecida Ziegmann Schon.

A escola vai atender cerca de dois mil alunos com a oferta dos cursos técnicos em Edificações, Enfermagem na modalidade subsequente. Em 2014, o colégio vai ofertar também os cursos de Enfermagem, Agronegócio, Edificação e Segurança do Trabalho, na modalidade integrada.

“Estamos muito contentes. A escola está perfeita. Vamos poder oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade”, disse a futura diretora da nova escola, Lucélia Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.